7 de novembro de 2017

Senac realiza curso de Técnicas Básicas para Garçom no Povoado Marceneiro, em Passo de Camaragibe

Marislaine Barros, 24, está desempregada. Ela mora no povoado Marceneiro, zona rural do município de Passo de Camaragibe. Desmotivada, encontrou no curso de Técnicas Básicas para Garçom, realizado pelo Senac por meio de uma solicitação do Instituto Tamo Junto, uma oportunidade de iniciar a qualificação profissional e, assim, conquistar o tão sonhado emprego. “Fiquei encantada com o curso e a didática do instrutor que conseguiu mostrar para a turma a importância do atendimento diferenciado para a fidelização dos clientes e a sustentabilidade do negócio”, comemora ela que já se organiza para fazer o curso de Garçom, no Senac. “O campo de atuação para esse profissional aqui na região é muito vasto. Pretendo fazer o curso completo e seguir carreira”, projeta Marislaine.

 

Realizado por meio do Programa In Company do Senac, o curso de Técnicas Básicas de Garçom teve como sede a Escola Municipal João Durval, localizada no Povoado Marceneiro, onde Marislaine reside. As aulas foram realizadas aos sábados, no período de 23 de setembro a 28 de outubro, tempo em que os 25 alunos desenvolveram competências como a comunicação assertiva, as técnicas de atendimento e vendas, a prospecção e a fidelização de clientes. Elizeu Pimentel, 22, também fez o curso. Ele trabalha como recepcionista em uma pousada no município de Porto de Pedras e, durante o período de aulas, fazia o percurso entre as cidades de moto a fim de garantir a pontualidade e não perder o conteúdo das aulas. “O curso superou as minhas expectativas. Pretendo buscar outros cursos que possam agregar valor ao meu currículo na construção de carreira no Turismo, que é o meu sonho”, conta Pimentel.

 

Maria Marta da Silva, diretora do Instituto Tamo Junto – que faz parte da produtora de eventos Tamo Junto, explica que a região enfrenta uma grande carência de profissionais qualificados, o que exige a contratação de pessoas de outras cidades para atender às demandas das pousadas, restaurantes e dos eventos promovidos na cidade. “Podemos afirmar que esse curso é um divisor de águas na vida desses jovens que se sentiam desmotivados ao ver as oportunidades de emprego serem ocupadas por pessoas de outros municípios devido à falta de qualificação”, destaca ela, ao antecipar que um novo curso, desta vez focado em vendas, está sendo contratado pelo instituto e, em breve, será realizado pelo Senac no município. “Obrigado ao Instituto Tamo Junto e ao Senac por nos proporcionar essa experiência única”, emociona-se Osmar Silva, cheio de certeza por dias melhores.

 

Uma certeza que tomou conta da turma. Leila Santos, pedagoga do Senac que acompanhou a turma, explica que, no primeiro dia de aula, os alunos confessaram se sentir excluídos do mercado pela falta de oportunidade, uma desmotivação que foi substituída pela certeza da qualificação profissional. “O curso provocou nos alunos uma reflexão sobre a importância da qualificação para a mudança de vida. No último dia de aula, encontrei uma nova turma composta por jovens confiantes e preparada para os desafios do mundo do trabalho”, destaca.

 

Cursos In Company

 

O programa In Company do Senac oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento, treinamentos, palestras, oficinas e consultorias formatados conforme a realidade da empresa contratante, podendo ser realizados nas dependências do Senac ou na instituição solicitante. Para mais informações, agende uma visita da Coordenação de Relacionamento com o Mercado do Senac  por meio do telefone (82) 2122.7905 ou pelo endereço eletrônico crm@al.senac.br. 

7 de novembro de 2017

Autor: Ascom - Senac/ AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *